Faixa publicitária

PostHeaderIcon Comemorações do 25 de Abril

25 de Abril, sempre

No dia em que passam 38 anos sobre a data da Revolução dos Cravos, o povo português vai sair à rua, assinalando o marco histórico que representa o 25 de Abril de 1974 na construção de uma sociedade justa, livre e democrática. Uma sociedade participativa e responsável, capaz de satisfazer as necessidades básicas de todos e em que futuro seria construído pelo próprio povo.

Mas este percurso de transformação e claras mudanças políticas e sociais tem vindo a ser abruptamente posto em causa pela redução e deterioração dos direitos conquistados e defendidos pela Revolução e consagrados na Constituição da República.

O tempo que vivemos é muito complexo e não estamos a lutar apenas contra os poderes nacionais. A política de extorsão praticada contra os Povos, visa subtrair o pouco que têm aos mais vulneráveis, proporcionando elevados ganhos a um punhado de avaros.

Por mais preocupados que nos encontremos não devemos estar disponíveis para que nos mintam e iludam, criando condições para que se instale o medo, a censura, o imobilismo. É na acção colectiva de massas que reside a força transformadora dos Povos. A História sempre o demonstrou, quer na busca da independência nacional quer contra a opressão.

Mais do que evocar uma data importante, o dia 25 de Abril tem que ser um dia de protesto e denúncia. Hoje, como em nenhum outro momento após a Revolução, avolumam-se as razões para lutar pelos valores e conquistas de Abril.

 

De tudo o que Abril abriu

ainda pouco se disse

e só nos faltava agora

que este Abril não se cumprisse.

José Carlos Ary dos Santos

Actualizado em (Sexta, 27 Abril 2012 08:43)