Faixa publicitária

PostHeaderIcon Dia Internacional da Mulher

Nota à imprensa

8 de Março

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

As Comemorações do Dia Internacional da Mulher são inseparáveis da história de luta das mulheres trabalhadoras, pela sua emancipação económica, social e política.Nunca é demais relembrar o passado, ainda mais num tempo e num momento em que se exige o reforço da acção e da luta, para defender o presente e abrir caminho a um futuro sem exploração e sem discriminação e à construção de uma sociedade baseada na dignificação do trabalho e na valorização de quem trabalha.

Decorridos que são 101 anos sobre a reunião de Copenhaga e 154 anos, sobre a heróica luta de New York, e apesar das normas nacionais e internacionais terem consagrado o direito de igualdade de oportunidades e tratamento entre mulheres e homens, ainda estamos longe de atingir a sua efectiva aplicação, tanto no trabalho como na sociedade.


Todos os trabalhadores estão a ser violentamente atingidos pela ofensiva em curso contra o emprego, os salários e os direitos. Mas as mulheres trabalhadoras, que representam 47% da população empregada, são a par dos jovens, o grupo mais atingido pelas políticas anti sociais. São a maioria dos desempregados ( 59% no distrito de Aveiro em Janeiro 2011) e a maioria dos desempregados de longa duração. Em Novembro de 2010, 140 mil mulheres não tinham qualquer protecção no desemprego.

A precariedade atinge mais as jovens. Os empregos precários, na faixa etária dos 15 aos 34 anos, 40% são jovens mulheres e 36% homens.

O salário médio mensal das mulheres trabalhadoras é menos 18% do salário médio dos homens, correspondendo a menos 183€. Nas profissões mais qualificadas (Quadros Superiores) as diferenças atingem os 30%.

40% das mulheres auferem um salário mensal de 500€. Na indústria transformadora, 20% das mulheres ganha apenas o salário mínimo nacional.

Para assinalar as Comemorações do Dia Internacional da Mulher, a União dos Sindicatos de Aveiro, em conjunto com os Sindicatos da CGTP, organizou deslocações e distribuição de documentos alusivos à data em mais de 70 locais de trabalho, onde predomina o número de mulheres, e apelar à participação das mulheres trabalhadoras na grande Manifestação que se realiza a 19 de Março em Lisboa – Contra o desemprego, as injustiças e as desigualdades, Pela mudança de políticas, precisamente no dia em que se comemoram 100 anos sobre a 1ª manifestação do dia Internacional da Mulher que se realizou em 19 de Março de 1911.

DIF/USA

7/Março/2011

 

Actualizado em (Quinta, 17 Maio 2012 12:29)