Faixa publicitária

PostHeaderIcon Uma Grande Greve Geral

Nota à Imprensa

Quinta-feira – Uma Grande Greve Geral

O Secretariado da União de Sindicatos de Aveiro/CGTP-IN, esteve ontem reunido para fazer o balanço do trabalho realizado, e em curso, sobre a dinamização da Greve Geral de 24 de Novembro, ao nível do distrito e para decidir das medidas logísticas e organizativas com o próprio dia da greve.

Depois da realização de mais de uma centena de plenários e reuniões nos locais de trabalho, da distribuição de largos milhares de documentos gerais e sectoriais, da colocação de dezenas de faixas e mupis na via pública, a União de Sindicatos de Aveiro, observa um bom ambiente, que resultou da grande jornada de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores do distrito para a Greve Geral, levada a cabo nos sectores de actividade pelos Sindicatos e pela União dos Sindicatos.

A partir do trabalho realizado e da auscultação feita aos trabalhadores, o Secretariado está em condições de afirmar desde já, que os objectivos e significado da Greve foram bem aceites e compreendidos pela generalidade dos trabalhadores contactados, e que a Greve Geral vai ter seguramente grande expressão no distrito, quer no sector público quer no privado.

 

Vão ser muitos milhares os trabalhadores de diversas empresas em greve, muitos locais de trabalho, escolas, Unidades de Saúde e outros serviços públicos que vão estar encerrados.

A partir das ideias centrais de combate à exploração e ao empobrecimento, e de defesa de um Portugal desenvolvido e soberano, são cada vez mais os trabalhadores que compreendem a necessidade de dizer basta a uma política, que se eterniza há mais de trinta anos, umas vezes com o PS outras com o PSD e o CDS, que empurra o país para o desastre.

São cada vez mais os que percebem que, na próxima quinta feira, só há uma atitude possível.

Parar e afirmar que está com a Greve Geral dizendo ao Governo e patronato, sem nenhumas dúvidas, que é preciso outro caminho, que não aceitamos o roubo dos salários, as alterações selvagens aos horários de trabalho, o aumento do custo de vida, tudo para transferir riqueza directamente dos trabalhadores para os bolsos dos grupos económicos e dos bancos !

O Secretariado analisou e tomou medidas com vista ao apoio logístico no dia da greve geral, designadamente: no apoio jurídico aos trabalhadores em greve vitimas de actos repressivos; aos piquetes de greve, nas intervenções ilegítimas das forças de segurança; nas denúncias à ACT sobre eventuais abusos e ilegalidades do patronato; de informação regular à imprensa sobre o desenvolvimento da greve.

O Secretariado ultimou as orientações relativas às Praças de Informação sobre a Greve Geral que a União de Sindicatos promove, a partir das 15.00 horas, nos seguintes locais:

Santa Maria da Feira: frente à Câmara Municipal.

São João da Madeira: na Praça Luís Ribeiro.

Aveiro: Praça Joaquim Melo Freitas.

Águeda: na Praça da República.

Ovar: Junto ao Tribunal.

Para qualquer esclarecimento devem os senhores jornalistas contactar Adelino Nunes (TLM 965486386)

Aveiro, 23 de Novembro de 2011

Difusão USA/CGTP-IN

Actualizado em (Terça, 13 Dezembro 2011 15:03)