Nota à Imprensa
A DIRECÇÃO DA UNIÃO TOMOU POSSE
A Direcção Distrital da União dos Sindicatos de Aveiro/CGTP-IN, eleita no 9-º Congresso realizado no dia 30 de Março, tomou ontem posse e procedeu de seguida à sua primeira reunião formal.
Nesta primeira reunião, a Direcção Distrital fez a apreciação à forma como decorreu o 9-º Congresso e concluiu, unanimemente, que se tratou de uma apreciável e inequívoca manifestação de unidade e vitalidade do movimento sindical unitário do distrito de Aveiro.

A Direcção elegeu:
A Comissão Executiva, composta por:
- Adelino Silva Nunes Pereira
- Andrea Isabel Araújo Doroteia
- Carlos Manuel Silva Lopes
- Francisco Manuel Cunha Gonçalves
- Isabel Cristina Lopes Tavares
- Jaime Anjos Ferreira
- Jaime Manuel Simões Marques Santos
- José Pereira Costa
- Júlio Manuel Balreira Correia
- Justino de Jesus Pereira
- Maria Amélia Pinto Sousa Fonseca
- Mário da Silva Carvalho
- Rosa Maria Simões Correia Gadanho
- Rodrigo Manuel Pereira Marques Lourenço
(por maioria com uma abstenção)
O Secretariado, composto por :
- Adelino Silva Nunes Pereira;
- José Pereira Costa;
- Andrea Isabel Araújo Doroteia.
(unanimidade)
O novo Coordenador, Adelino Silva Nunes.
(unanimidade)
Depois do balanço à forma como decorreu o 9-º Congresso e decidida a primeira fase da sua organização interna, a Direcção Distrital discutiu e tomou as medidas necessárias, com vista à participação dos trabalhadores do distrito:
► Na Manifestação Nacional descentralizada do dia 14 de Abril, pelas 15 horas, na Praça dos Leões, no Porto, em defesa do Serviço Nacional de Saúde;
► Nas comemorações do 25 de Abril, organizadas e/ou participadas pelo Sindical Unitário, designadamente: em Aveiro, São João da Madeira, Lamas e Ovar;
► Nas comemorações do 1-º de Maio, em Aveiro, que têm inicio da parte da manhã com a habitual Festa da Criança, no Parque do Rossio e uma Concentração de trabalhadores de todo o Distrito, às 15 horas, no Largo da CP, que seguirá em manifestação até ao Parque do Rossio, onde se verificarão as intervenções e a parte cultural.
DIF/USA/CGTP-IN
Aveiro, 13 de Abril, de 2012 Actualizado em (Domingo, 03 Junho 2012 11:09)
9º CONGRESSO DA UNIÃO SINDICATOS AVEIRO
NOTA À IMPRENSA Nº 4
Terminou o 9º Congresso da União dos Sindicatos de Aveiro, que decorreu durante o dia, no Centro Cultural de Congressos de Aveiro.
As intervenções de encerramento abordando diversas matérias, estiveram a cargo dos camaradas Adelino Nunes, Júlio Balreira e Joaquim Almeida que valorizaram a forma como decorreu o Congresso, a qualidade das intervenções, dos documentos e reivindicações aprovadas.
A última intervenção, esteve a cargo do Secretário Geral da CGTP-IN, (Arménio Carlos) que se referiu entre outros aspectos:
Ø À oportunidade e resultados da Greve Geral de 22 de Março;
Ø Às 10 medidas que a CGTP-IN vai apresentar ao Primeiro-Ministro, na próxima semana.
Ø Ao posicionamento dos partidos e deputados na votação relativa às medidas que estão a ser tomadas pelo patronato e pelo governo, designadamente em relação às alterações laborais.
Ø À importância social do salário mínimo nacional e para a necessidade da sua atualização, desde já, para os 515€ mensais;
Ø Na importância do reforço da ação sindical expresso no aumento do número de sindicalizações e de delegados sindicais.
Concluiu a sua intervenção com dois apelos:
O primeiro para a participação na manifestação da Interjovem, de 31 de Março, em Lisboa e segundo, para a participação em força, nas comemorações do 1º Maio.
30 de Março de 2012
ENCONTRO COM A COMUNICAÇÃO SOCIAL
Aveiro, 27 de Março de 2012
A União de Sindicatos de Aveiro vai realizar daqui por três dias, a 30 de Março de 2012, no Centro Cultural de Congressos de Aveiro, o seu 9º Congresso, sob o lema Melhores Salários; Emprego com Direitos; Funções Sociais; Desenvolver o Distrito.
Estão inscritos para participar no Congresso 18 Sindicatos, a InterReformados e a InterJovem da União dos Sindicatos, num total de 172 delegados.
Entretanto vão assistir ao Congresso cerca de 30 convidados de 15 instituições e forças partidárias do distrito.
A delegação da Cgtp-in ao Congresso é constituída pelo seu Secretário-geral que fará a intervenção de encerramento às 17h00 e por Graciete Cruz responsável na Cgtp-in pelo departamento de Organização.
No Congresso vão estar em discussão quatro questões essenciais: Balanço da Actividade desenvolvida pela União dos Sindicatos nos últimos quatro anos; as alterações aos Estatutos; as Orientações e Reivindicações para o próximo mandato; a Eleição da nova Direcção da União.
Actualizado em (Sábado, 19 Maio 2012 14:03)
Continuar...
Saudação aos trabalhadores sobre a Greve Geral
(Documento em formato PDF 90 Kbytes)
A GREVE GERAL MOSTROU A FORÇA E DETERMINAÇÃO DOS TRABALHADORES EM CONTINUAR A LUTA CONTRA O PACOTE DA EXPLORAÇÃO E EMPOBRECIMENTO, EM DEFESA DOS DIREITOS E PELO FUTURO DE PORTUGAL
A CGTP-IN saúda os trabalhadores e as trabalhadoras de Portugal inteiro que, com elevada consciência de classe, contribuíram para a realização desta Grande Greve Geral e afirmaram, de forma inequívoca e determinada, não dar tréguas às politicas antilaborais e de desastre nacional do governo do PSD-CDS/PP.
Saudamos também os muitos milhares de dirigentes e activistas sindicais da CGTP-IN, bem como de outras estruturas representativas dos trabalhadores, incluindo as organizações sindicais não filiadas que se associaram à Greve Geral. Todos, em conjunto e numa perspectiva de reforço da unidade da acção nos locais de trabalho, venceram as dificuldades, empenharam-se abnegada e solidariamente, no esclarecimento, mobilização e organização da greve, assim como na criação e participação nos piquetes de greve e, dessa forma, deram um contributo decisivo para uma grande adesão à Greve Geral.
Perante a maior ofensiva desencadeada pelas forças do grande capital económico e financeiro, desde o 25 de Abril, os trabalhadores responderam com uma grandiosa jornada de luta que teve elevada expressão em todo o país, no Continente e nas Regiões Autónomas, nos sectores Privado e na Administração Pública Central, Regional e Local e nas empresas do Sector Empresarial do Estado.
Actualizado em (Sexta, 13 Abril 2012 18:00)
Continuar...
Nota à Imprensa
8 de Março Dia Internacional da Mulher comemora-se amanhã
Este dia que é comemorado há mais de um século e está associado à luta organizada das mulheres trabalhadoras contra as desigualdades e discriminações, pela construção de alternativas politicas transformadoras da sociedade que contribuam para a emancipação económica, social, politica e cultural das mulheres.
No Distrito de Aveiro a União de Sindicatos de Aveiro CGTP-IN e os Sindicatos irão comemorar este dia da Mulher junto das trabalhadoras nos seus locais de trabalho.
Damos nota de algumas iniciativas previstas para amanhã dia 8 de Março no distrito de Aveiro.
CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comercio Escritórios e Serviços de Portugal
Distribuição do Documento da Comissão de Igualdade às trabalhadoras do Centro Comercial Glicínias (10 horas) Hipermercado Jumbo de Aveiro (12 horas) e Retail Park de Aveiro às (15 horas).
Plenário na empresa TRECAR em São João da Madeira às 10h00 e às 14h30 e distribuição de documentos da Comissão de Igualdade na Tovartex em Ovar às 14h30 e 16h30.
Plenário na empresa GROHE em Albergaria a Velha às 7h30,15h30 e 23h30, distribuição de documentos na Faurécia – metal em São João da Madeira às 14h, BOSCH em Ovar às 16h30.
8 de Março – Contacto com trabalhadoras da Restauração e Hotelaria e distribuição de documentos da Comissão de Igualdade.
Contacto e distribuição de documentos na Vista Alegre às 12 horas.
Contacto com trabalhadoras e Distribuição de Documentos Socori às 12 horas.
Contacto com trabalhadoras e distribuição de documentos das empresas:
MOVONE, DELCINTO às 13 horas, LUNIK às 13 horas, CRISTIANDIEXT, ECCOLET às 12h30.
Dif/USA/CGTP.
Aveiro, 7 de Março de 2012 Actualizado em (Quinta, 15 Março 2012 12:10)

É num quadro de assinalável discriminação da mulher, nos domínios, nomeadamente, dos salários e da desregulamentação do horário de trabalho, e de, igualmente, acentuado índice de violação dos direitos de conciliação do trabalho com a família, da maternidade e da paternidade, que a CGTP-IN comemora o Dia Internacional da Mulher
Documento para descarregar e distribuir (formato pdf 2,4 Mbytes)
Actualizado em (Quarta, 21 Março 2012 23:43)
|