As 3 (três)Federações, Fiequimetal-CGTP-IN, FTM-CGT e CCOO INDUSTRIA, numa estreita convergência para conhecer as condições de trabalho na indústria e assim poder melhorar as nossas acções em defesa dos interesses dos trabalhadores, neste caso contando com a participação dos camaradas representantes dos trabalhadores das 3(três)federações na Renault, encontramo-nos na Renault Cacia em Aveiro, para debater as problemáticas e reivindicações dos trabalhadores desta fábrica da Renault.
O objectivo é de analisar as condições e as relações de trabalho de um sector sujeito a mudanças e reestruturações que necessitam de uma constante regulação das práticas de direito e do respeito pelos direitos dos trabalhadores, lamentamos que neste encontro dirigido para conhecer as condições de trabalho não tenha sido possível ouvir os trabalhadores da Renault Cacia.
A nossa vontade e a nossa prática é a de conhecer a realidade com o objectivo de melhorar os direitos, as condições de trabalho e a vida dos trabalhadores incluindo as inovações tecnológicas e organizativas.
A nossa convicção comum é a de que com o trabalho colectivo em defesa dos interesses dos trabalhadores, é possível que as empresas equilibrem e melhorem a sua competitividade com a participação e envolvimento dos representantes sindicais e dos trabalhadores.
Neste contexto a solidariedade internacionalista e as práticas fortalecimento do diálogo social e a negociação colectiva são a base do progresso.
Aveiro, 5 de Setembro 2017