Faixa publicitária

PostHeaderIcon Comunicado da LOC

LOC/MTC

Movimento de Trabalhadores Cristãos

Trabalho Digno, Sociedade Humanizada”

Ref: 022 – 2010/2011

Data: 15/NOV/2010

Comunicado

Jornada de luta do dia 24 de Novembro de 2010

A LOC/MTC torna pública a sua adesão à jornada de luta do dia 24 de Novembro de 2010, promovida pelas duas centrais sindicais. É fundamental, neste momento de incertezas e angústias para a vida dos trabalhadores e cidadãos mais pobres deste país, que todos nos sintamos corresponsáveis nesta vontade de participar numa dinâmica de mudança de paradigma, onde a pessoa humana esteja no centro do desenvolvimento económico e financeiro.

A complexidade da situação mundial em que vivemos, marcada principalmente por uma globalização económica e financeira desregulada, convertida numa crise estrutural com graves consequências na vida dos trabalhadores, tem levado à perda de milhões de empregos.

A inversão da ordem dos valores da democracia, que coloca os interesses económicos e a especulação financeira acima da dignidade e dos direitos das pessoas, agrava as condições de vida dos cidadãos e das suas famílias, alargando ainda mais as assimetrias económicas.

Estamos convictos que com a participação cívica, com a capacidade de luta dos trabalhadores e com a união nas ideias e nas acções é possível travar as políticas económicas e sociais em curso.

Como trabalhadores cristãos, vivendo e experimentando a condição dos trabalhadores mais fragilizados, participamos nesta jornada de luta que deve ser “compreendida como um compromisso normal das pessoas em favor do bem justo, do bem que corresponde às necessidades e aos méritos dos trabalhadores… A união das pessoas para garantir os direitos que lhes pertencem, permanece um factor construtivo da ordem social e da solidariedade, factor do qual não se pode prescindir”. (Encíclica Laborem Exercens – Sobre o trabalho humano - nº 20 – João Paulo II).

Desejamos que desta jornada de luta renasça nos trabalhadores a necessidade de fortalecer a sua participação activa nas estruturas sindicais.

Lisboa, 15 de Novembro de 2010

 

Fátima Almeida, José Rodrigues e Pe. Emanuel Vaz

Coordenadores e Assistente Nacionais

 

SECRETARIADO NACIONAL DA LOC/MTC – Av. Sidónio Pais, 20 – 4º Dto. 1050-215 LISBOA
Tel. /Fax: 21 390 77 11 – Telem. 938 441 230 - E-mail: Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar – Internet: http:// loc-mtc.ecclesia.pt

Actualizado em (Terça, 16 Novembro 2010 22:12)