Faixa publicitária

PostHeaderIcon Nota Imprensa nº 08

Nota Imprensa nº 08

Greve Geral no distrito de Aveiro

Um êxito assinalável * Uma magnífica resposta!

A Comissão Executiva da União dos Sindicatos de Aveiro/CGTP-IN, já na posse dos dados essenciais da adesão à Greve Geral no distrito, concluiu que ela foi claramente superior à greve geral de 2010 e que se confirma como um assinalável êxito e uma magnifica resposta, à ofensiva do patronato e do governo contra os direitos dos trabalhadores.

No sector privado, verificaram-se níveis de adesão de 100% ou próximo disso, em importantes empresas de diversos sectores industriais do distrito e designadamente, nas empresas Amorim Cork, Amorim Revestimentos, ICAL e Socori do sector corticeiro; as empresas CALIFA, Huber Tricot e Trecar do sector têxtil; a C.A.C.I.A. (Renault), a Grohe e a FUNFRAP do sector das indústrias transformadoras; a Christian Dietz, Glessmioni e Move-On do sector do calçado.

No sector público, foram muitas as escolas e os serviços de saúde que encerraram e/ou que funcionaram apenas com os serviços mínimos.

No poder local, a MoveAveiro paralizou a 100% e foram dezenas de serviços e Câmaras Municipais que encerraram também a 100% e/ou próximo dessa percentagem, conforme se pode verificar nos dados disponibilizados ao longo do dia, na página da União dos Sindicatos de Aveiro.

Insistimos que o nível de adesão à greve geral tem ainda mais valor, tendo presente que vivemos e trabalhamos num distrito com elevadíssimos níveis de precariedade e de desemprego, de pressão sobre os trabalhadores, de salários baixos, com milhares de pessoas a viver em situação de pobreza.

Também a chantagem verificada nalgumas empresas, a intervenção ilegal das forças de segurança visando intimidar e dificultar a acção legítima dos piquetes de greve, não impediram que milhares de trabalhadores se manifestassem contra o roubo dos seus direitos sindicais e laborais e em defesa das funções sociais do Estado.

Na inovadora experiência de dar expressão pública à greve geral, mais de mil trabalhadores participaram nas Praças de Informação, realizadas em Aveiro, São João da Madeira, Ovar, Santa Maria da Feira e Águeda.

A Greve Geral imprimiu mais confiança. O Conselho Nacional da CGTP-IN vai reunir no dia 28 de Novembro e certamente decidirá sobre as melhores formas de continuar com a luta.

A Comissão Executiva da União dos Sindicatos de Aveiro, saúda os Dirigentes, Delegados Sindicais e membros de Comissões de Trabalhadores, que de forma empenhada e abnegada venceram dificuldades e tiveram acção decisiva no esclarecimento e mobilização para a Greve Geral.

Saúda igualmente os trabalhadores que participaram na greve, que não obstante as muitas dificuldades pessoais, quiseram dizer não a esta política e ao pacto de agressão das Troikas.

Aveiro, 24 de Novembro de 2011

DIF/USA/CGTP-IN

Actualizado em (Quinta, 01 Março 2012 20:45)