Faixa publicitária

PostHeaderIcon À População do Distrito de Aveiro

Panfleto em formato PDF para imprimir e distribuir

À População do Distrito de Aveiro

Confrontad@s com a realização, em Portugal, da Cimeira de chefes de Estado e de Governo da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), em Novembro, que prevê adoptar um «novo» conceito estratégico, alargando o seu campo de actuação e intensificando a guerra no Afeganistão e no Paquistão;


Conscientes de que:

os objectivos desta Cimeira visam reforçar o carácter agressivo da NATO como extensão do poder e dos interesses militares e económicos do governo e das elites económicas dos EUA, aprofundando a violação dos direitos dos povos e das soberanias nacionais, subvertendo o direito internacional, utilizando abusivamente a sua vasta rede de bases militares, de novos comandos e de parcerias, do Atlântico Sul, à África e ao Oceano Índico;

a União Europeia se tornou um pilar da NATO, a pretexto do reforço da sua “capacidade de defesa e segurança”, como o Tratado de Lisboa preconiza e a prática comprova, através do envolvimento crescente dos países europeus nas suas estruturas políticas e militares e nas suas acções bélicas;

os compromissos assumidos pelos sucessivos governos portugueses se têm traduzido em apoio político e participação directa nas agressões daquela organização, sem que a população tenha tido oportunidade de se pronunciar;

o actual Governo, invocando a crise para efectuar drásticos cortes nas despesas sociais, não se coíbe de aumentar os custos com a adaptação das forças armadas às exigências da NATO e com os contingentes que põe ao serviço das suas intervenções militares.

Convict@s de que o empenhamento de Portugal na NATO colide com os princípios fundamentais da Carta das Nações Unidas (de que Portugal é signatário) e da Constituição da República Portuguesa, no que respeita à não ingerência, não agressão, resolução pacífica dos conflitos, igualdade entre Estados; abolição do imperialismo, do colonialismo e de quaisquer outras formas de agressão, domínio e exploração; desarmamento e dissolução dos blocos político-militares.

A realização da Cimeira em Portugal, é por outro lado, um exemplo da política externa de subserviência do nosso país que dura há muitos anos e que colide com os princípios consagrados na Constituição da República.

É neste quadro que a Campanha «Paz Sim! NATO Não!» tomou a iniciativa de convocar uma Grande Manifestação Nacional para o dia 20 de Novembro, às 15 horas, em Lisboa.

A União dos Sindicatos de Aveiro integra o Núcleo Regional de Aveiro constituído por várias organizações e Cidadãos e por isso está envolvida em diversas actividades e na mobilização para a referida Manifestação.

O Núcleo está a organizar os transportes, para os quais vai pedir um contributo de 5€. As inscrições deverão ser efectuadas junto, dos membros do Núcleo, dos Delegados Sindicais ou nos Sindicatos e deverão ser comunicadas à União até ao dia 15 de Novembro.

Núcleo Regional de Aveiro “Paz Sim! NATO Não!”

 

Panfleto em formato PDF para imprimir e distribuir

Actualizado em (Quarta, 11 Maio 2011 10:36)